quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A palavra filosofia

“A palavra filosofia é grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sábio.
Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber.
Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos (que viveu no século V antes de Cristo) a invenção da palavra filosofia. Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la e amá-la, tornando-se filósofos” (CHAUÍ; 2003, p. 17).

Pitágoras dizia que três tipos de pessoas compareciam aos jogos olímpicos (a festa mais importante da Grécia). Aqueles que iam para comerciar seus produtos, os que iam para competir e os que iam para contemplar, avaliar e julgar o valor daqueles que ali se apresentavam.
Ora, Pitágoras queria dizer que aqueles que iam apenas por interesses comerciais, os segundos iam pelo desejo de competir e os últimos eram movidos pelo desejo de contemplar, julgar e avaliar; em resumo, pelo desejo de saber, estes seriam como filósofos. Pitágoras também queria dizer que o filósofo não é movido por uma atividade interesseira como o comércio, nem pelo desejo de competir.

Pitágoras, numa aula de geometria, em que fazia a demonstração de um teorema, indicou um caminho (método). Ele disse que se devia fazer filosofia do mesmo modo que se fazia geometria, com demonstrações rigorosas e que apresentasse lógica e coerência na argumentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário