quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Filosofia e reflexão

Filosofar não é, necessariamente, difícil. Basta termos alguns questionamentos a fazer e algumas idéias para começar a refletir. Comparar idéias, investigar os problemas que trazem essas novas idéias em relação às antigas e que problemas podem ser evitados com o novo pensamento são atividades possíveis para começarmos a desenvolver nossa capacidade filosófica.

Os filósofos trabalham com conceitos e idéias que, muitas vezes, não são traduzíveis em coisas concretas, por isso dizem que é uma prática teórica, mas não se pode dizer que seja apenas um “bolo de idéias”, são conclusões sobre a realidade, oferecidas por quem gosta de pensar e debater idéias.

Para alguns, a filosofia pode parecer perda de tempo, um desvio das coisas óbvias e importantes. Mas manter a dúvida sobre o evidente, questionar sobre o que está próximo, refletir sobre a simplicidade do cotidiano, buscando na história da filosofia tudo o que já se pensou e como foi pensado é, enfim, o que irá facilitar a compreensão da atividade filosófica e o que poderá nos ajudar a compreender melhor o mundo. Pois quando pesquisamos sobre, um assunto como ética devemos recorrer aos filósofos que já pensaram sobre o assunto para, depois, propormos um novo modo de observar e agir sobre a realidade e que atenda às necessidades do contexto para que possamos viver de forma livre e consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário