quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Filosofando com o ensino médio

Eis alguns textos selecionados pelo professor Eliseu Santos Lima com a intenção de divulgar a capacidade reflexiva dos jovens que merecem o reconhecimento e o mérito por pensarem com qualidade e com intensidade na busca de transformação deste mundo tão desumano e de pouca reflexão.
O professor Eliseu parabeniza seus alunos e espera confiante no progresso intelectual dos jovens barravelhenses.

Razão

Todo ser humano busca adentrar a racionalidade, pois é o que nos diferencia dos outros animais. para isso temos o exercício do livre-arbítrio, aonde podemos escolher vários caminhos. A nossa liberdade é bem administrada quando temos autonomia, pois assim não prejudicamos a nós e nem ao outro. Para capacitarmos melhor a razão temos que usar nosso intelecto para ter uma visão mais ampla das situações do cotidiano. Perdemos a razão quando agimos por instinto, quando não analisamos a situação em nossas ações, como quando agredimos uma pessoa pelos nossos atos irresponsáveis.

Luana Sens. Aluna do 1º1 do ensino médio da Escola de Educação Básica Astrogildo Odon Aguiar.

Se você preservar sua razão, ela preservará você

Para começarmos, vamos entender o que é razão.
Razão é a faculdade própria do homem: de conhecer a realidade e argumentar sobre ela.
A palavra razão está ligada coa a atividade prática aonde o caminho é seguido se for livre e seguro. É como se no meio do caminho houvesse uma pedra e você tomasse cuidado para não pisar nela.
Razão é ainda pensar de forma clara, correta e objetiva. Uma das maneiras de preservar a razão é a atividade intelectual, não devemos nos deixar influenciar por ideologias, como o consumismo.
Mas como a razão estará nos preservando?
Ela estará nos preservando se obtermos conhecimento e sermos críticos da realidade aonde vivemos.
Ter razão é sinal de consciência em suas próprias decisões, é saber escolher as coisas boass da vida. A razão é o espelho da alma, para quem sabe preserva-la é saber falar coisas com coerência.
Ter liberdade ao ponto de ter limite, guiar-se pela consciência e não ir pela opinião dos outros.

Franciele Roberta Pelozatto e Angelita Gonçalves da Silva: Alunas do 1º1 do ensino médio da Escola de Educação Básica Astrogildo Odon Aguiar.

Zelando pela minha existência

A maioria das pessoas buscam cuidar de si mesmas. Pode-se observar isso ao lermos determinadas revistas onde se encontra com abundância dietas alimentares, programas de exercícios e até remédios para entrar em forma. Mas as pessoas exageram na busca pela boa forma. E acabam por violar seus corpos. Surgem as psicoses, como anorexia e bulimia, que são distúrbios alimentares que levam à morte, caso não tratadas.
Então ao invés de se cuidarem, estão se destruindo.
Mas, mudando de foco, as pessoas deveriam cuidar-se intelectualmente. em vez de assistir programas de tv que não possuem cultura e ler revistas de fofoca sobre a vida de pessoas fúteis e vazias, poderiam ler bons livros, assistir a documentários, acrescendo conhecimento ao já acumulado. Mas cada um cuida de si, ou se destrói da maneira que quiser.
Além de boa alimentação e cultura e conhecimento, devemos falar das boas atitudes. A responsável por não fazermos coisas prejudiciais ao nosso corpo e mente, é a razão.
A razão é o bom senso. É a capacidade que o ser humano tem de distinguir entre o certo e o errado. É a faculdade que permite fazer distinção das idéias e das coisas.
Desse modo, qualquer pessoa pode evitar cometer desatinos, ou fazer o que é certo apenas utilizando de sua racionalidade, observando as consequências de seus atos.
Bem, assim, se sabe então o que é necessário fazer para cuidar de si mesmo.
Através da música por uma forma física, com exercícios que aperfeiçoem o funcionamento de seu organismo e através do aperfeiçoamento do intelecto.
Os estudos são imprescindíveis para que se alcance um futuro melhor. Para a realização material é preciso ter dinheiro, o qual se obtém trabalhando. E, claro, quanto mais estudo, melhor a capacidade de raciocínio, e melhor emprego. Quanto melhor emprego, mais dinheiro se ganha.
Entretanto, a busca pelo equilíbrio mental é igualmente importante. Pode-se alcançá-lo, ouvindo músicas anti-stress, se afastando esporadicamente de ambientes urbanos e se dirigindo à paisagens tranqüilas e naturais, que proporcionem momentos de reflexão acerca de sua própria existência.

Letícia Veríssimo Vasconcelos Almeida. Aluna do 1º1 do ensino médio da Escola de Educação Básica Astrogildo Odon Aguiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário