Discípulo e sucessor de Tales. Segundo Anaximandro o princípio eterno e vital, dotado de vida e imortalidade é o ápeiron (indeterminado, infinito). O ápeiron é:
O espacialmente e quantitativamente infinito e qualitativamente indeterminado.
Por um processo de separação ou “segregação” derivam (provém) todas as coisas.
A “massa geradora“ dos seres, a qual contém em si todos os elementos contrários.
Anaximandro recusava-se a ver a origem das coisas em um elemento particular; todas as coisas são limitadas, e o limitado não pode ser, sem injustiça, a origem das coisas.
Anaximandro tinha um argumento para demonstrar que a substância primária não podia ser a água ou qualquer outro elemento. Se um desses elementos fosse anterior, conquistaria (tomaria o lugar) os outros. Segundo Aristóteles, Anaximandro dizia que esses elementos conhecidos estavam em luta uns com os outros. O ar é frio, a água é úmida, o fogo é quente, e essas coisas são antagônicas entre si, portanto elemento primordial não poderia ser um dos elementos visíveis; teria que ser um elemento neutro, que está presente em tudo, mas é invisível.
Para que possamos entender melhor o que é o ápeiron, podemos compará-lo com a natureza de Deus .
Deus
Princípio eterno e vital de tudo o que existe, dotado de vida e imortalidade.
Espiritualmente infinito.
É qualitativamente determinado. (A natureza de Deus não comporta contradição: em Deus não há mal e bem, somente o bem).
Gerador de todos os seres
Ápeiron
Princípio eterno e vital de tudo o que existe, dotado de vida e imortalidade.
Espacialmente ou quantitativamente infinito.
É qualitativamente indeterminado. A natureza do ápeiron comporta contração.
“Massa geradora” dos seres.
O ápeiron está em oposição ao mundo (O ápeiron é infinito e o mundo –Terra- é finito), que está contido nos limites do céu, apesar desse infinito conter os mundos. Para Anaximandro, era possível que o infinito (ápeiron) gerasse um número infinito de mundos, que coexistiriam uns com os outros , mas separados por distâncias tão grandes que jamais tomariam conhecimento uns dos outros.
Os mundos nascem e morrem no seio desse infinito (ápeiron). O retorno de todas as formas ao informe (sem-forma, pois o ápeiron, sendo infinito, não tem forma) é, assim, o cumprimento de uma justiça contra a injustiça, e significa que as coisas pretendem ser subsistentes por si mesmas, pois a justiça é, em última instância, a igualdade de tudo na substância única, a imersão, sem diferenças, no seio de uma indeterminada infinitude (Isso quer dizer que o infinito unifica o todo e que não há luta entre forças contrárias).
Devemos também a Anaximandro uma “teoria” tanto cosmológica como biológica: a espécie humana haveria derivado de animais aquáticos que, em sua origem não seriam humanos (Eis um texto que pode ter inspirado Darwin).
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