domingo, 2 de outubro de 2011

Filosofia: significado e fundamentos


A vida tem se tornado cada vez mais complexa e confusa. Todo dia surge um novo problema, seja oriundo da televisão, da vida social ou um questionamento da própria existência, e estes problemas chamam nossa atenção. Pensar sobre o mundo (política, meio ambiente, religião, educação, família, tecnologia e tantos outros problemas) de forma reflexiva1 e poder aprofundar cada vez mais o conhecimento é a possibilidade que a filosofia pode nos proporciona.

Você já se perguntou por que as coisas são desse modo e não de outro? Por que os pássaros voam, os homens andam, as cobras rastejam e os cangurus pulam? Ora, podemos classificar todos como seres vivos, entretanto há particularidades que diferenciam um do outro, essas particularidades são determinantes para a distinção das espécies. Podemos estudar o todo (seres vivos) ou a parte (as espécies), isso é tarefa da filosofia. Algumas questões que outrora foram objeto de muito estudo, hoje parecem óbvias; como o sol é maior que a Terra e é a Terra que gira em torno do sol.
Desde tempos imemoriais, o homem pergunta-se sobre sua existência. Quem sou? De onde vim? Para onde vou? Essas perguntas relatam a necessidade de se orientar na vida, fundamental para o ser humano. Não se trata apenas de questões suscitadas meramente por acaso. Precisamos descobrir por que estamos vivos, o que estamos fazendo neste mundo.

“Nós perguntamos:
* Quem sou eu?
* Como foi que o mundo passou a existir?
* Que forças governam a história?
* Deus existe?
* O que acontece quando morremos?”
A filosofia é um intenso questionar-se até chegar às últimas consequências pela via do pensamento racional. É chegar até a essência, a significação ou a estrutura e a origem de todas as coisas.

Observamos o mundo e queremos entendê-lo, somos tomados de espanto e admiração, assim como aconteceu com os primeiros filósofos, e nos indagamos: Como é possível a existência? De onde venho? Para onde vou? Por que o sol aparece, aquece e desaparece? Deste modo muitos questionamentos levaram-nos a formular teorias e essas teorias seguem uma metodologia e um modo de conhecer uma determinada coisa, fato, idéia, valor, etc.

Antes todo o saber era filosofia, por conseguinte, a matemática, a física, a retórica, a cosmologia eram saberes da filosofia, não é a toa que muitos matemáticos eram filósofos! Com o passar do tempo, muitos saberes foram se especializando e surgiram as ciências: a matemática, a física, a medicina, a arqueologia, etc. Mesmo assim a filosofia não desapareceu, pois ela procura resposta às questões que não preocupam as ciências, mas são necessários para que o conhecimento científico seja ratificado ou questionado, para se chegar à verdade ou uma resposta satisfatória.
Prof. Eliseu S. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário