segunda-feira, 19 de maio de 2014

Desvalorizar-se


 A maioria das pessoas são suas próprias inimigas, pois são as primeiras a se boicotar tendendo a desvalorizar tudo o que fazem. Se você se gostar, se valorizar e se considerar como alguém de valor, significa que você possui boa auto-estima. Caso contrário, sua auto-estima está baixa. Basicamente, auto-estima significa quem você é pra si mesmo.
 A nossa auto-estima começa a se formar durante a infância, baseado no que dizem sobre nós. Existem pais que tendem a desvalorizar o filho cobrando excessivamente e criticando mesmo quando a ação foi boa. Outros entretanto, supervalorizam os filhos, deixando-os despreparados para as críticas que se sucederão ao longo da vida.
 O correto é encontrar um equilíbrio para administrar as emoções e saber avaliar quando você realmente precisa mudar algo. Com a visão apropriada e desenvolvida  você saberá lidar melhor com a aparência ao invés de sempre se achar gorda demais ou magra demais, importando-se mais com seu ser, sua humanidade.
 Você conseguirá dimensionar a importância de seu trabalho no lugar de ficar sempre insegura quando recebe uma tarefa ou cargo que exija maior responsabilidade.
 Se nós mesmos não nos acharmos bonitos, não nos sentirmos bem e confortáveis todos os dias, como é que queremos ter uma vida boa e alegre? A cada dia temos que nos valorizar mais. E temos que nos amar do jeito que nós somos, se não gostarmos de nos mesmos, como queremos que os outros gostem de nós?
 Nascemos desse jeito e vamos morrer assim. Podemos ser mais magros ou mais gordos, mas sempre seremos os mesmos por interiormente e isso é o que importa. Sempre vamos ser lindos, gordos, magros, altos, baixos, negros, brancos. Enfim, sempre temos que ter a nossa auto-estima elevada. E principalmente, nos amarmos do jeito que somos.


Ana Carolina Barth
EEB David Pedro Espíndola - 2014