quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A vida, a felicidade e os prazeres V


Tamara de Simas Novaes

"Uma vida consagrada às paixões e aos prazeres não traz felicidade e, uma vez que o desejo é insaciável, o homem preso à paixão jamais encontra repouso e paz. Assemelha-se ao condenado a encher, indefinidamente, um tonel sem fundo" (Górgias).

A frustração... o ser humano tem dois caminhos distintos a escolher em relação à frustração, um deles é a alienação onde o ser prende-se num mundo de ilusão, o outro é tornar-se fantoche de elucubrações mentais e de suas criações.
Analisando os jovens de hoje, a grande ênfase é dada ao comportamento abalado pelos intensos desejos que muitas vezes parecem inatingíveis, isso causa um congestionamento de desejos que o impede de viver o presente e de projetar o futuro.
EEB David Pedro Espíndola

A vida, a felicidade e os prazeres VI


Hilda Cristina Soares
Lucas Soares
"Uma vida consagrada às paixões e aos prazeres não traz felicidade e, uma vez que o desejo é insaciável, o homem preso à paixão jamais encontra repouso e paz. Assemelha-se ao condenado a encher, indefinidamente, um tonel sem fundo" (Górgias).
Na sociedade, as pessoas procuram traçar um projeto de vida de acordo com sua maturidade e entender a realidade ajudando a quem precisa, também para mostrar às outras pessoas que convivem diariamente com elas que amar uns aos outros é possível.
Como as drogas, hoje esse caso é muito polêmico, pois discriminam e não procuram ajudar. A droga traz prazer momentâneo, emoções, mas tudo isso é passageiro. Depois traz consequências irremediáveis, problemas cerebrais e até a morte por overdose.
Devemos arrumar um meio de ajudar essas pessoas incentivando-as a deixar o vício e procurar recursos que possam ajudar a enfrentar e melhorar a situação, pois todos somos iguais em direito e dignidade, indiferente de cor, raça, religião e opção sexual.
EEB Titolívio Venâncio Rosa

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O meio-termo e os extremos da vida


Paloma Doris Machado
O nosso dia-a-dia faz vivermos nos extremos, ultrapassar nossos limites físicos, psicológicos e intelectuais.
Trabalhamos e estudamos em excesso para ter mais conforto, mas isso nos toma o tempo de descanso, de aproveitar esse conforto.
Nós devemos saber separar os deveres das obrigações, ter tempo para o trabalho e os estudos, para o descanso e o lazer.
Dedicar nosso tempo exclusivamente ao trabalho nos faz deixar o lazer, os amigos e a família em segundo plano sobrecarregando nosso corpo e mente, nos tornando pessoas arrogantes e estressadas.
Se dedicarmos nosso tempo exclusivamente para o lazer, deixamos nossas obrigações de lado, nosso empenho no trabalho e nos estudos cai e já não temos garantia de conforto e sustento de nossa família.
Devemos encontrar o meio-termo, trabalhar e estudar no tempo certo, bem como dedicar-se aos prazeres da vida, só assim teremos uma vida estável e saudável.

EEB David Pedro Espíndola

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Sobre a ignorância


André Marcos Obal

"Ignorante não é aquele que vive mudando de ideia, é aquele que não tem ideia para mudar"
Ignorância é algo que nos acompanha por toda nossa vida, às vezes brigamos e dizemos que a ignorância não az parte de nós. Podemos dizer que a palavra ignorante não se aplica aos professores, filósofos, médicos, mas sabemos que eles sempre irão desconhecer sobre algo.
Cada pessoa pensa diferente, cada um sabe coisas de que os outros desconhecem, por isso devemos evoluir em nossos conhecimentos e construir algo diferente e revolucionário e conservar o que está dando certo.
Fazer uma pergunta não é se julgar impotente, é ter potencial para superar qualquer desafio.
Desprezar uma mão amiga é submeter-se à possibilidade de aproximar-se da derrota e fracasso.
Das pedras colocadas no caminho, devemos utilizar para construir a base do nosso progresso.
"Se o mundo que eu vejo não inclui utopia, não valerá a pena nem viver"
EEB Elvira Faria Passos 2º 02

A vida, a felicidade e os prazeres VII


Aline Brack
"Uma vida consagrada às paixões  e aos prazeres não traz felicidade e, uma vez que o desejo é insaciável, o homem preso à paixão jamais encontra repouso e paz. Assemelha-se ao condenado a encher, indefinidamente, um tonel sem fundo" (Górgias)

 A vida não deve ser consagrada às paixões, ela deve ser direcionada para aquilo que traz estabilidade, ordem, segurança, conforto, enfim tudo aquilo que nos conduz à felicidade. não é bom viver sem regras, não é bom ficar querendo mais e mais, só teremos o suficiente se soubermos o que queremos e precisarmos de verdade,

Somos o tempo todo levados à tristeza, ás decepções e às ilusões, as coisas nem sempre dão certo, mas devemos manter a esperança, não deixar de sonhar por dias melhores.
A felicidade e a paz estão em mim, mesmo quando tudo dá errado, Deus está comigo e me dá forças para recomeçar, não sou condenada a encher um tonel sem fundo, pois sei esperar, sei que as decepções fazem parte da vida e a dor não excluía felicidade.

EEB Titolívio Venâncio Rosa - Araquari

O homem e sua reputação


Marilia Silveira
Lucia M. Bisewski

"A reputação do homem é como sua sombra, que umas vezes o segue e outras o precede, umas vezes parece maior do que ele e outras menor" J. J. Rosseau

O homem é classificado por seu caráter e suas ações.

Nós, muitas vezes, temos pré-conceito de outras pessoas, julgamos sem ao menos conhecer e percebemos que talvez esse conceito esse conceito, essa ideia muda muito. Uma pessoa pode ser legal, interessante e com muitas qualidades, mas pode não passar isso pela sua aparência.
A frase, "não julgue  um livro pela capa", mostra muito bem essa situação, você pode ver a capa e não gostar, mas quando começa a ler, verá que ele é interessante. Assim acontece com as pessoas, que podem ser "aquela capa do livro, uma chatice", mas com conteúdo e caráter impressionantes.
quando observamos uma pessoa, em nossa mente a analisamos pela sua aparência, seu jeito de ser e até por suas ações.
Muitas vezes fazemos um análise totalmente equivocada como uma espécie de preconceito, depois de um tempo até criamos uma ideia coerente sobre a pessoa, de ceta forma, uma "definição" dela.
"Diga-me com quem andas que te direi quem és", esse ditado explicita algo sobre nossa reputação, pis muitas vezes a amizade influencia nossas ações e nossa imagem decorre da proximidade que temos das pessoas e de como nos comportamos diante delas.
EEB Titolívio Venâncio Rosa - Araquari