quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

ROLAND CORBISIER E A RAZÃO DO SEU ABANDONO DO CATOLICISMO


“A Igreja, que deveria ser a Igreja dos pobres, dos oprimidos e dos espoliados, era a Igreja dos ricos, dos poderosos, dos opressores, e dos espoliadores, das classes dominantes. Conservadora, e até mesmo reacionária, a Igreja oficial representava o contrário, a negação de suas origens, a negação do Evangelho e do espírito cristão”.
Que autoridade tinha essa Igreja, inautêntica e desfigurada, alienada ao poder dos poderosos e ao dinheiro dos ricos, essa Igreja que traia diariamente mensagem, o espírito e o exemplo de Cristo, que autoridade tinha para condenar aqueles que pagavam com o sangue o preço da autenticidade” (Extraído do livro Autobiografia filosófica – pg 89-90).
Este ano em que leciono menos aulas em relação ao ano passado possibilitará o estudo mais aprofundado da filosofia brasileira e Corbisier nos mostra tanto o que é filosofia, como uma filosofia engajada por princípios para a plena realização do ser humano, sua decepção sobre o catolicismo, mas que se estende às demais igrejas é o reflexo do vazio que tomou o cristianismo e o desvio da própria vida no espírito de Jesus. A decepção dele é a minha também.
Prof. Esp. Eliseu